Oito milhões e trezentos mil euros é a perspetiva de investimento gerada pelo projeto AAL4ALL que reúne 34 entidades portuguesas, entre instituições públicas, indústria, organizações de utilizadores e instituições de I&D.



Apresentado no final da semana passada, o AAL4ALL tem como missão o desenvolvimento de um ecossistema de produtos e serviços para assistência e apoio nos cuidados de saúde junto da população sénior portuguesa, "com um modelo de negócio associado e validado através de um piloto de grande escala", explica uma nota imprensa.



Financiada pelo QREN, a iniciativa junta as entidades participantes no desenvolvimento de modelos de referência para diferentes ambientes.
A ideia é usar o financiamento disponível para trabalhar na normalização de produtos e serviços com potencial de mercado.



Espera-se que em 2014, quando o projeto terminar o cluster de entidades nacionais garanta liderança tecnológica na área e reúna argumentos para tornar mais fácil o potencial de exportação, diminuindo riscos de investimento e o time-to-market.



Atualmente 17 por cento da população portuguesa tem mais de 65 anos. Até 2025 as pessoas com mais de 65 anos deverão representar 20 por cento da população e até 2050 avança para quase um terço da população.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico



Nota de redação: Foi corrigida a última data referida no último parágrafo.