A startup portuguesa tem vindo a somar distinções e já foi selecionada pela FierceWireless como uma das 15 melhores empresas na indústria wireless. Em Portugal a Veniam foi uma das finalistas do concurso Building Global Innovators - BGI, logo em 2012 após a criação da empresa.

A Red Herring avalia, desde 1996, centenas de empresas tecnológicas, distinguindo e incluindo no seu ‘Top 100’ aquelas que se diferenciam pelas tecnologias mais promissoras e inovadoras. Critérios como o desempenho financeiro, inovação tecnológica e propriedade intelectual, o ADN dos fundadores, modelo de negócio e a aceitação no mercado são tidos em conta no processo de avaliação.

Veniam desenvolve soluções para o conceito de "Internet em movimento", que transforma veículos como automóveis, autocarros ou camiões em hotspots Wi-Fi em movimento, e a tecnologia já foi posta em ação no Porto, onde foi usada para ligar 400 autocarros da cidade, fornecendo acesso à rede a cerca de 60 mil utilizadores por mês.

No final do ano passado a tecnológica garantiu um investimento de 4,9 milhões de dólares (3,9 milhões de euros) de um consórcio de capital de risco, que se destinava à expansão da presença da empresa em Silicon Valley e a acelerar o processo de implementação de redes de Internet entre veículos em várias cidades dos Estados Unidos. 

A Veniam tem sede em Mountain View desde agosto de 2012, mas mantém os laboratórios de desenvolvimento em Aveiro e no Porto.

A empresa defende que a sua tecnologia pode ser a base para criar redes de Internet ativas que tirem partido das frotas de veículos e se afirmem como uma alternativa às redes móveis. 

Veja o vídeo que explica o conceito.