A Tele2 concluiu um acordo para a compra da Comunitel à Oni, aguardando agora a aprovação das entidades reguladoras. A operadora sueca, que se tem especializado em actuar como operador virtual na maior parte dos mercados onde actua, investe assim no segmento empresarial, sustentando a operação na rede e experiência da Comunitel.



Para a aquisição de 99,93 por cento das acções da operadora espanhola a Tele2 vai pagar 257 milhões de euros à Oni, que serão utilizados pela empresa portuguesa para reduzir a sua dívida e concentrar a sua estratégia no mercado de banda larga nacional, refere a empresa em comunicado.



Recorde-se que a venda da Comunitel era já esperada, embora esta empresa fosse considerada um activo importante do Grupo Oni, ultrapassando em volume de facturação a operação em Portugal. Alguns jornais espanhóis tinham já avançado a possibilidade da empresa ser comprada pela Jazztel, uma informação que acabou por não se confirmar.



A Tele2 está presente em 25 países, operando principalmente como operador virtual - detendo redes apenas na Suécia, Itália, Espanha, Luxemburgo, Áustria e Rússia - e disputando mercado às antigas monopolistas da área de telecomunicações com uma estratégia de preços baixos. A empresa foi fundada em 1993 na Suécia e conta actualmente com 28,7 milhões de clientes, oferecendo serviços de rede fixa e móvel, Internet, redes de dados, televisão por cabo e conteúdos.



Lars-Johan Jarnheimer, CEO da TELE2, afirma em comunicado que "esta aquisição segue a nossa estratégia de apostar primeiro na construção de uma marca e de uma base de clientes consistente e só posteriormente melhorar a nossa posição competitiva através da aquisição de infra-estruturas que permitem baixar custos e aumentar o leque de serviços e produtos".



A compra da Comunitel acrescenta ao portfólio da operadora sueca uma rede sustentada na desagregação do lacete local em Espanha, onde detém 76,4 mil clientes activos. Segundo dados da empresa, a rede cobre actualmente cerca de 50 por cento do mercado empresarial e 30 por cento do mercado residencial, sendo um dos objectivos da Tele2 aumentar a sua cobertura.

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