A participação da Telefónica no capital da Portugal Telecom está à venda. A intenção do operador espanhol está refletida no último relatório de resultados, hoje apresentado, e foi reiterada em entrevista à Bloomberg.



O CFO da empresa, Angel Vila, afirmou que Telefónica tem intenção de alienar as ações que ainda detém no capital da Portugal Telecom. A medida dará um contributo para o objetivo de redução de divida, que a incumbente espanhola pretende alcançar.



Hoje soube-se também que a Telefónica só no ano passado refletiu nas contas o impacto da venda de 8% do capital da PT, realizada em 2010. A operação rendeu 631 milhões de euros, com um encaixe financeiro de 184 milhões.



A Telefónica foi durante anos um dos maiores acionistas da Portugal Telecom. A empresa mantinha aliás com a operadora portuguesa uma parceria para o mercado brasileiro, através da qual dividiam a posse da Vivo.



Em 2010 a Telefónica quis - e acabou por conseguir - comprar a posição da Portugal Telecom na Vivo e no decurso do processo alienou a maior fatia das ações que detinha na Portugal Telecom. Manteve na sua posse cerca de 2% do capital da empresa portuguesa, do qual também pretende agora desfazer-se.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico