Depois de um "namoro" que durou perto de dois anos, a Telia adquiriu finalmente a operadora de telecomunicações finlandesa Sonera por 89.500 milhões de coroas (9.940 milhões de euros).



Mediante o acordado, a sueca Telia ofereceu 1,51 das suas acções por cada acção da Sonera. Os accionistas da Telia passarão a deter 64 por cento da nova operadora, que terá um valor de mercado de 17.000 milhões de euros e 9,3 milhões de clientes e cuja sede se situará em Estocolmo (Suécia).



A nova empresa é a primeira fusão transnacional no sector das telecomunicações depois da várias tentativas, entre as quais se inclui a lograda operação entre a Telia e a norueguesa Telenor em 1999. Outras aproximações nos últimos anos foram protagonizadas pela Deutsche Telekom, Telecom Italia, Telefónica, KPN e Belgacom.



Segundo o noticiado pelo portal de informação Expansión Ddirecto, as primeiras tentativas de fusão entre a Telia e a Sonera datam de há dois anos atrás. As últimas negociações tiveram lugar em finais do primeiro semestre de 2001 e, na passada segunda-feira, ambas as empresas anunciavam o seu reatamento. A Telia procurava um modo de se converter numa empresa rentável na Finlândia e esta operação dar-lhe-á essa oportunidade, além de alargar a sua influencia à Rússia e à região do Báltico.



As duas operadoras enfrentam o abrandamento do crescimento dos seus negócios em cada um dos seus mercados domésticos e esperam que a união contribua para a inversão da tendência sentida nos últimos trimestres. A operadora sueca Telia registou no quarto trimestre do ano passado as suas primeiras perdas como empresa cotada em bolsa, devido à amortização do valor dos seus activos de rede de fibra óptica. No caso da Sonera, o último trimestre de 2001 foi o segundo consecutivo de perdas brutas devido à queda nas vendas e aumento de custos.



Ambas as empresas são participadas maioritariamente pelos seus respectivos Estados. Tanto um como outro deram o seu parecer positivo à operação, que ainda terá de aguardar a aprovação das autoridades europeias.



Notícias Relacionadas:

2001-09-07 - Operadores europeus juntam-se para partilhar custos de infraestrutura UTMS
2001-08-10 - Sonera abandona terceira geração móvel na Noruega