A TeliaSonera anunciou esta semana o despedimento de 1200 trabalhadores na Suécia, de forma de tentar reduzir os seus custos operacionais. Este anúncio surge na sequência de anteriores acções da firma nórdica, criada no ano passado pela fusão da sueca Telia e da finlandesa Sonera, que no mês passado havia já despedido 400 funcionários da sua sucursal finlandesa, composta por 6.500 pessoas.

Quanto aos despedimentos na Suécia, onde a TeliaSonera tem 12 mil empregados, as dispensas agora anunciadas representam um corte de pessoal de 6 por cento. Dos dispensados, 700 eram trabalhadores a tempo inteiro e os restantes 500 consultores.

Em declarações reproduzidas pela agência Associated Press, a presidente da TeliaSonera Suécia, Marie Ehrling, justificou esta medida da seguinte forma: "Temos de nos certificar que a TeliaSonera Suécia continua a ser uma operadora competitiva e atractiva também no futuro, é por isso que temos de garantir a efectividade da organização". Até ao final do ano a empresa espera ter o processo de reestruturação concluído na Suécia com a dispensa de mais 300 funcionários.

Registe-se que os mais recente indicadores económicos da TeliaSonera apontam para lucros de 170 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2003, menos de metade dos apresentados no período homólogo de 2002.

Notícias Relacionadas:
2003-04-03 - TeliaSonera despede 400 funcionários na Finlândia e planeia mais cortes na Suécia
2003-04-02 - Comunicações móveis de terceira geração adiadas na Suécia (alterada)
2002-03-27 - Telia compra Sonera criando operadora com 9,3 milhões de clientes