A Tencent é uma das maiores tecnológicas mundiais, responsável por redes sociais e lojas de e-commerce na China, sendo apenas superada pela Alibaba no território asiático. Na sua expansão pelo ocidente adquiriu editoras de videojogos responsáveis por alguns dos maiores sucessos da atualidade. Sim, a Epic Games, responsável por Fortnite faz parte da família Tencent, mas não só: a Riot Games de League of Legends, a Supercell de Clash Royale têm capitais da chinesa, assim como a Activision Blizzard.

Surgem agora notícias de que a gigante chinesa desvalorizou 143 mil milhões de euros, cerca de 25% face aos números registados em janeiro, tornando-se a empresa com a maior queda mundial na bolsa. A Tencent segue assim a tendência negativa de desvalorização em bolsa registada no setor tecnológico, recordando que o Facebook teve também uma queda trágica de 136 mil milhões de dólares na semana passada.

tek tencent

O negócio gaming para dispositivos móveis da empresa tem registado quedas, tendo as suas ações sofrido baixas de 9,8% durante julho, e 3,3% apenas no último dia do mês, sendo o maior recuo mensal desde 2014, refere a Bloomberg. Os especialistas económicos referem que a explosão de crescimento dos lucros nos últimos anos chegou a um ponto de rotura, onde é difícil manter um registo semelhante no futuro, devido à saturação de alguns segmentos e o surgimento de uma maior concorrência.

O segundo trimestre viu o crescimento anual do lucro da empresa desacelerar para 5,1%, o registo mais fraco desde 2012, refere a Bloomberg, o que levou pelo menos 11 bancos de investimento a recuarem a meta para o preço das ações da Tencent este mês, entre eles o Morgan Stanley e o Credit Suisse. Ainda assim, os analistas continuam otimistas para o futuro da empresa, continuando a recomendar as compras das ações da Tencent, projetando ganhos de 45% no próximo ano. A empresa vai anunciar os resultados do segundo trimestre do ano no dia 15 de agosto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.