A Texas Instruments anunciou ontem a oferta de 6,5 mil milhões de dólares (cerca de 4,58 mil milhões de euros) para comprar a rival National Semiconductor, naquela que é uma das maiores propostas de compra da área de semicondutores nos últimos anos. A combinação das duas empresas permitirá à Texas Instruments alcançar a terceira posição no mercado de semicondutores.

A oferta já tem a aprovação da administração das duas empresas e prevê a compra de acções da National Semiconductors a 25 cêntimos, num prémio de 11 cêntimos por acção em relação ao actual valor de mercado.

Rich Templeton, presidente e CEO da TI, admite que esta aquisição está centrada no crescimento e fortalecimento da empresa. "A National tem uma excelente equipa de desenvolvimento e os seus produtos, combinados com os nossos, podem oferecer aos nossos clientes um portfólio analógico de profundidade sem rival", explica em comunicado.

O portfólio da National integra mais de 12 mil produtos, que complementam os 30 mil da Texas Instruments, em várias áreas de aplicação, como os automóveis, televisores ou sensores. As empresas estão também a investir em novas áreas, como LEDs, produtos para a energia solar e baterias de veículos eléctricos.

Actualmente a Texas Instruments tem 13,7 por cento do mercado, mas com a National Semiconductor poderá abarcar uma quota de 16,8%, subindo as receitas para 7,8 mil milhões de dólares.

O negócio tem ainda de conseguir a aprovação dos reguladores, pelo que a expectativa é que esteja fechado dentro de 6 a 9 meses.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.