Depois de mais de 180 mil funcionários da área das TI terem perdido os seus empregos em 2008, o ano que agora começa não parece trazer melhores notícias ao sector. Tendo em conta os anúncios feitos nos dois últimos meses, as tecnológicas têm já agendados para 2009 71.700 despedimentos.

Nas contas feitas pelo TeK excluímos o recente rumor que dá conta que a gigante da informática também vai entrar na onda dos despedimentos.

Segundo vários meios da imprensa internacional, a Microsoft estaria a preparar uma redução de cerca de 17 por cento da sua força de trabalho, ou seja, 15 mil funcionários.

A empresa não emitiu qualquer desmentido, e a ser verdade, confirmar-se-á muito em breve, já que a informação veiculada dava conta que os despedimentos começariam a 15 de Janeiro, ou seja, esta quinta-feira.

A crise económica reflecte-se nas várias áreas do sector, desde as telecomunicações, à Internet, passando pelas fabricantes de computadores e de electrónica de consumo, que tentam reduzir despesas a todo o custo, preferindo pagar indemnizações a manter os seus funcionários.

Entre os últimos anúncios está o da Motorola, que vai despedir mais 4.000 trabalhadores - depois de ter dispensado 3.000 em 2008 -, e o da Oracle, que inclui 500 dispensas.

Das empresas que recentemente anunciaram despedimentos o maior número é o da AT&T com 12 mil. A British Telecom e a Google ocupam ex-quo a segunda posição, com respectivamente o despedimento de 10 mil funcionários, no caso da gigante da Internet funcionários apenas em regime de subcontratação.

Por contraposição temos a OLPC que vai despedir apenas 32 funcionários, que representam contudo metade da sua força de trabalho.

Uma vez que o clima económico não dá mostras de melhorar, é muito provável que o número de despedimentos para 2009 na área das tecnologias não se fique por aqui. Até por que ainda só estamos a meio do primeiro mês do ano…



Patrícia Calé