Antecipando uma conferência que se realiza em Junho, a IDC acaba de divulgar algumas das conclusões de um análise ao Orçamento de Estado para 2010. De acordo com a consultora, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vão absorver quase metade do investimento que está previsto para 2010.

O mesmo estudo indica que três ministérios serão responsáveis pela execução de mais de 55% do investimento em TIC a realizar no decorrer deste ano. Na linha da frente estão a Educação, Finanças e Administração Pública e a Justiça.

O novo estudo da consultora estima que as TIC correspondem a cerca de 1% da despesa total da Administração Pública inscrita no Orçamento de Estado.

A análise da IDC foca-se no Orçamento de Estado aprovado e não reflecte ainda a nova realidade com eventuais cortes que serão feitos na sequência das pressões económicas para reduzirem a dívida pública.

Este será porém um dos enfoques da intervenção de Jan Duffy, EMEA Research Director para a IDC Government Insights, que na conferência marcada para 22 e 23 de Junho vai apresentar dados e uma perspectiva sobre a evolução tecnológica das administrações públicas como resposta às preocupações sobre a sustentabilidade das finanças públicas e sobre a qualidade dos serviços prestado.

O ênfase no controle de custos nos próximos meses será uma das prioridades dos Governo, sendo que os responsáveis centrarão a sua atenção na implementação de melhorias que não exijam grandes investimentos, prevê a IDC. Ainda assim, o reconhecimento do papel crítico das comunicações e das TI na evolução dos serviços justificarão investimentos continuados nesta componente.

Nota da Redacção: A notícia foi corrigida na data da conferência da IDC que está marcada para os dias 22 e 23 de Junho.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.