Os 276 projectos aprovados no âmbito da quarta chamada do sexto Programa Quadro, para a área de Tecnologias da Informação e Comunicação, vão beneficiar de um apoio da Comissão Europeia que atinge os mil milhões de euros.



Em termos gerais, os projectos aprovados pretendem contribuir para o desenvolvimento de áreas consideradas estratégicas para a Europa, onde se incluem a micro e nano electrónica, as comunicações móveis e as tecnologias de banda larga para acesso à Internet.



No que se refere à banda larga, a CE sublinha que o seu financiamento à investigação tem sido um instrumento fundamental para que os fabricantes de equipamentos desenvolvam soluções mais rápidas e baratas, citando o caso do DSL, objecto de vários projectos apoiados.



Nos próximos cinco anos os fundos europeus para a investigação nas TIC deverão continuar a promover o desenvolvimento da banda larga e do acesso à Internet, mas a CE garante que pretende também usar o novo Programa Quadro (que vai vigorar entre 2007 e 2013) para alargar o seu universo de apoio a novas áreas chave.



Incluem-se neste leque de prioridades os sistemas cognitivos com capacidade para interpretar eventos reais e ajudar os humanos a lidar com eles, a melhoria da segurança nos sistemas TIC, ou o desenvolvimento de novas aplicações na área da saúde, transportes, serviços ou Administração Pública.



Nesta quarta fase foram apreciadas 1,300 candidaturas, das quais 462 cumpriam os requisitos de qualidade definidos pelo júri. Desses ficaram apenas 276 projectos, onde as PMEs têm uma quota de representatividade de 20 por cento que lhe irá valer um apoio global de 162 milhões de euros.



Notícias Relacionadas:

2005-08-02 - CE canaliza 15 milhões de euros para projectos de I&D contra ameaças terroristas

2005-06-01 - Banda larga no centro da iniciativa i2010 adoptada hoje pela CE