Apesar da redução de resultados líquidos em 20,9 por cento, para os 140 milhões de euros, a Portugal Telecom registou no primeiro trimestre de 2008 receitas operacionais consolidadas de 1.576 milhões de euros, numa subida de 7,9 por cento face ao período homólogo. O crescimento da Vivo e da TMN impulsionaram os resultados, mas a quebra das receitas de voz foi "mais do que compensada" pela subida dos serviços de televisão paga, o Meo.

Os resultados hoje comunicados ao mercado reflectem a continuação da descida de receitas de voz, que baixaram 10,2 por cento, o que a empresa atribui a factores como a perda de linhas fixas e o aumento da pressão sobre os preços. A subida das receitas de dados foi de apenas 0,9 por cento e são "suportadas na contribuição positiva dos serviços de TV por subscrição", diz a PT.

Nesta área os acessos ADSL continuam a aumentar, subindo o número de assinantes em 5 mil para os 657 mil, com uma preponderância dos acessos em regime de tarifa plana.

Quanto à oferta de televisão sobre IP, a PT reporta uma base de 47 mil clientes do Meo, tendo sido adicionados 26 mil novos clientes durante o primeiro trimestre de 2008, altura em que a empresa lançou também a oferta de satélite.

O segmento móvel continua a ser o que mais cresce dentro do grupo, com as receitas operacionais da TMN a fixarem-se nos 389 milhões de eutos, uma subida de 7,1 por cento sustentada nas receitas de serviços com os dados e a venda de equipamentos a contribuirem fortemente. Os serviços de dados tiveram um crescimento de 40,9 por cento, representando já 18,6 por cento das receitas de serviços face a um peso de 14 por cento no mesmo trimestre de 2007.

Sem revelar o número de assinantes de banda larga móvel, a PT indica que a utilização de dados, medida em kilobytes, aumentou mais de cinco vezes no nos primeiros três meses de 2008.

A operação móvel no Brasil continua igualmente com taxas de crescimento significativas, que foram de 14,8 por cento neste trimestre, também favorecido pelo crescimento das receitas de dados e da base de clientes.

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