A proximidade do Verão pode ajudar a explicar algumas das alterações às tabelas de produtos mais vendidos no país. Mesmo que estejamos a falar de electrónica de consumo. Quer saber como?

Nós explicamos: nos primeiros quinze dias de Maio, o artigo mais vendido por uma das lojas que quinzenalmente colaboram com o TeK remetendo as suas listas de cinco produtos mais vendidos foi o assistente pessoal de treino Garmin Forerunner 305.

Para quem não saiba, trata-se de um aparelho que se coloca no pulso, acompanhando o seu utilizador em corridas e caminhadas e disponibilizando informação sobre velocidade, distâncias percorridas e ritmo de treino. Este modelo - comercializado a 139 euros - conta também com um monitor do ritmo cardíaco sem fios, que permite um controlo contínuo do esforço físico.

[caption]Garmin Forerunner 305[/caption]

O equipamento foi o mais vendido pela Pixmania, destronando televisores, telemóveis, máquinas fotográficas, que habitualmente dominam as tabelas - como, de resto se pode ver pelo panorama traçado com base nos produtos mais vendidos pelas concorrentes Staples e Worten.

No caso da Staples, o ranking volta a ser dominado por um computador portátil, o Toshiba Satellite C660-11W. Mas vale a pena realçar que mesmo as restantes posições do top se mantêm mais ou menos inalteradas face a quinze dias antes.

[caption]Toshiba Satellite C660-11W[/caption]

O portátil que reuniu as preferências dos clientes da cadeia de lojas de informática e material de escritório conta com um processador Intel Pentium T4500, a 2.30GHz e placa gráfica Intel Graphics Media Accelerator 4500M. A memória RAM é de 4 GB e o disco rígido de 320 GB. O equipamento era vendido a 399 euros.

[caption]HP Deskjet 1050[/caption]

Na Worten o primeiro lugar voltou a ser destinado à impressora multifunções HP Deskjet 1050, que se vem consolidando como uma espécie de best seller entre os consumidores portugueses (tanto da Worten como da Staples).

O multifunções, que faz impressão a jacto de tinta, digitalização e fotocópias, conta com uma velocidade de impressão de 16ppm a preto e 12ppm a cores, a resolução é de 4800 x 1200 e custava 39 euros.

Um iPad de 32 GB (Wi-Fi e 3G), televisores de vários tamanhos e preços e máquinas fotográficas e de filmar são outros dos produtos que marcam presença nas tabelas destes primeiros quinze dias, que podem ser consultadas abaixo.

[caption]Top da Pixmania[/caption]

[caption]Top da Staples[/caption]

[caption]Top da Worten[/caption]

Nota da Redacção: O iPad referido no quadro é o iPad de primeira geração e o preço de venda ao público são 529 euros - e não 399 euros como, por engano, havido sido inicialmente veiculado pela Worten.