O TRANSFORM quer descobrir ideias que dêem resposta às necessidades dos agregados de baixos rendimentos de países em desenvolvimento para, até 2025, facilitar o acesso a produtos e serviços que tenham demonstrado poder melhorar a saúde, alimentação, ambiente ou o bem-estar de 100 milhões de pessoas na África subsariana e no sul da Ásia.

Os projetos podem ser submetidos através do software de gestão da Exago Open até ao dia 5 de junho e têm que se mostrar financeiramente viáveis e sustentáveis. As ideias selecionadas vão receber um financiamento do TRANSFORM até 300 mil libras e suporte personalizado ao negócio.

A iniciativa foca-se nas metas de três desafios: entregar produtos em zonas rurais de difícil alcance, como a Nigéria e a Etiópia, dotar de saneamente comunidades urbanas e rurais de baixo rendimento na África subsariana e sul da Ásia e criar uma maior consciencialização para a procura de água potável a custo acessível para consumo em lares dispersos em zonas rurais no sul da Ásia.

Fundado em 2015 pela Unilever e pelo DFID, o TRANSFORM apoia 19 projetos em nove países e, até ao momento, já foram mais de 400 mil pessoas as que beneficiaram da parceria.

No início deste ano, o compromisso financeiro da iniciativa destinado a apoiar ideias para projetos em países em desenvolvimento aumentou de 10 milhões para 40 milhões de libras (cerca de 45 milhões de euros).