O Tumblr é uma das mais antigas plataformas de blogs em atividade, contando com quase 15 de existência. Mas só agora vai permitir aos seus utilizadores monetizar os seus conteúdos produzidos. A funcionalidade, conhecida como Post Plus, permite aos criadores ativarem subscrições mensais de diferentes valores, desde 3,99 dólares, aos 5,99 e 9,99. Esses valores estão associados a conteúdos exclusivos criados para o blog.

A funcionalidade ainda está em teste beta, por isso, apenas alguns utilizadores e criadores de conteúdos conseguem ativar o sistema de subscrições. Esta é a primeira vez que a Automattic, a dona do WordPress, mexeu nas ferramentas de suporte à comunidade da plataforma, desde que adquiriu o Tumblr em 2019. A monetização dos conteúdos não só pretende ser uma forma de atrair novos criadores, como manter aqueles que durante anos escreveram e criaram projetos sem retorno. Resta saber se há público para pagar os respetivos textos.

tek tumbrl

Em declarações ao The Verge, um representante do Tumblr disse que estão planeadas novas funcionalidades no final do ano. No que diz respeito às subscrições pagas, a plataforma recebe uma taxa de 5% por cada uma.

É referido que a plataforma continua a ter muito sucesso, com cerca de 11,3 milhões de mensagens diárias. No entanto, em vez de crescimento, está a haver uma redução de conteúdos: no ano passado, no mesmo período, foram registados 14,8 milhões de conteúdos. Em 2012 registava 67,7 milhões. Há cada vez mais formas de criar conteúdos e mais plataformas e redes sociais, tornando o espaço digital mais competitivo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.