A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos está a investigar o Twitter. Na base da investigação estão preocupações relativamente às práticas de mercado da rede social.


Em concreto, a FTC (sigla em inglês) está a investigar o relacionamento entre o Twitter e as empresas independentes que desenvolvem aplicações para a rede social. Na Primavera do ano passado, a rede social informou que iria começar a disponibilizar versões oficiais das aplicações disponíveis para a plataforma.


Por via de aquisições tem prosseguido a estratégia anunciada e pelo caminho bloqueou o acesso de algumas aplicações de terceiros à plataforma, decisões que a FTC quer agora analisar e perceber se estão a violar as leis da concorrência.


A Ubermedia é para já a única empresa que assume ter sido contactada pelo organismo norte-americano, adiantando que está disponível para colaborar na investigação. Twitter e FTC não comentam o assunto.


Recorde-se que quando em Maio o Twitter anunciou a compra do TweetDeck, o negócio foi encarado com alguma surpresa, pois circulavam rumores do interesse da Ubermedia na empresa que gere a aplicação com o mesmo nome, recorda a Business Insider, que adianta a informação sobre a investigação.


De acordo com os últimos dados oficiais, disponibilizados na última quinta-feira, os utilizadores do Twitter publicam 200 milhões de entradas no serviço diariamente, comparativamente aos 60 milhões registados em 2009, no mesmo período.


Os dados procuram comprovar que o serviço continua dinâmico e a crescer, mesmo que isso até agora não tenha representado grande potencial de receita, razão que aliás levou o Twitter a mudar de estratégia relativamente às aplicações que potenciam o uso da plataforma, criando as tais aplicações oficiais.