A rede social Twitter está à procura de um gestor de relatórios financeiros, uma posição que está a gerar expectativa sobre a possibilidade da plataforma de microblogues estar a preparar uma Oferta Inicial Pública (IPO). A acontecer, e segundo avançam vários meios de comunicação, pode ser a maior IPO desde a entrada do Facebook na bolsa de valores.

A vaga de trabalho que existe é para o Departamento de Finanças da empresa e o candidato terá como principais funções preparar relatórios mensais, elaborar resultados trimestrais e anuais, e tem a missão de preencher o formulário S-1 - obrigatório para uma empresa que quer vender ações - quando a empresa estiver pronta para entrar na bolsa de valores.

Esta última referência, aliada ao cargo que está disponível, estão a ser vistos como os sinais mais fortes de que um IPO pode estar em preparação e pode acontecer algures no início de 2014. Em contraciclo e em declarações com algumas semanas, os dois cofundadores do Twitter garantem que atualmente não existem planos para que a plataforma social se submeta ao escrutínio dos investidores.

Atualmente o Twitter está avaliado em dez mil milhões de dólares, um valor que pode rapidamente subir no primeiro dia nos mercados.

Relatos revelados no passado davam conta que a rede social do "140 caracteres" já teria equacionado uma Oferta Inicial Pública, mas que o desastre do Facebook - que chegou a perder metade do valor inicial e que só mais de um ano depois está a recuperar pujança financeira e estabilidade aos olhos dos investidores - funcionou como um aviso para o que poderia acontecer.

O último grande lançamento do Twitter, a plataforma de música, não está a ter o sucesso pretendido segundo os relatos da imprensa especializada e seria um dos movimentos que estaria a penalizar a empresa caso esta estivesse na bolsa de valores.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico