A Uber anunciou esta terça-feira, dia 26 de setembro, que vai deixar a cidade canadiana do Quebec depois de esta ter aprovado regulamentações que vão contra os interesses da empresa.

O responsável pela operação da empresa naquela localidade adiantou que a Uber deixará de prestar os seus serviços a partir do próximo dia 14 de outubro, deixando a "porta aberta" a possíveis negociações com as autoridades locais. Em causa, disse, está uma nova lei que exige 35 horas de formação a todos os motoristas associados a serviços de transporte privado. A regra está em linha com aquilo que é requerido aos taxistas tradicionais.

"As regras propostas vão impor formações onerosas, desenvolvidas por uma indústria diferente e que não levam em conta os benefícios que advêm das novas tecnologias, como as funcionalidades de segurança disponíveis na aplicação, a monitorização por GPS que existe em qualquer viagem, o sistema de avaliação mútua, e o suporte técnico disponível 24/7", escreve Jean-Nicolas Guillemette em comunicado.

Recorde-se que a Uber foi obrigada a cessar a sua atividade em Londres, a partir do próximo dia 1 de outubro. As autoridades locais recusaram-se a renovar a licença de funcionamento da empresa, mas esta vai recorrer para os tribunais e já se mostrou disposta a encetar negociações com a Transports for London.

A empresa tem cerca de 50 trabalhadores de escritório no Quebec e já teve mais de 10 mil motoristas na cidade que é uma das mais populosas do Canadá.