Com um 2014 recheado de altos e baixos, a Uber quer fazer de 2015 um ano ainda mais produtivo e vê na Europa uma oportunidade para expandir as suas ofertas. O CEO da empresa referiu este domingo que tem planos para colaborar com os governos locais e levar a cabo novos projetos que irão criar milhares de novos postos de trabalho.



Utilizada por muitos, odiada por outros: a Uber é uma aplicação para as plataformas móveis que oferece alternativas ao transporte privado, como o táxi, mas que também compete noutra área. Entre os vários serviços, o UberPool, que propõe transporte partilhado entre pessoas com o mesmo destino, será a nova aposta da empresa norte-americana no velho continente.



Travis Kalanick, presidente da empresa, esteve este domingo num evento em Munique e garantiu que o futuro da Uber, passará em larga medida pela Europa: "queremos que 2015 seja o ano em que estabelecemos novas parcerias com cidades da União Europeia. A ideia é assegurar a inovação, aumentar os benefícios económicos e melhorar o funcionamento das cidades".



Kalanick revela que a Uber tem planos para colaborar com os governos locais, para aumentar o leque de soluções na Europa, rever preços dos serviços e acelerar o processo de obtenção de licenças de condução. Todos os condutores ao serviço da Uber têm de ter uma licença profissional de condução.



Com isto, a Uber estima que poderá tirar das estradas europeias cerca de 400 mil carros e criar 50 mil novos postos de trabalho, disse o responsável.
A Uber já está em Portugal, onde disponibiliza o mais popular dos seus serviços, o UberX, que permite chamar uma 'boleia' privada num carro de gama média, ou o Uber Black, para quem prefere veículos topo de gama. Atualmente, Porto e Lisboa são as únicas cidades em Portugal onde se pode usufruir do serviço.



Com presença em mais de 250 cidades espalhadas por 50 países, a Uber é acusada pelos taxistas de concorrência desleal, uma acusação que já levou à proibição do serviço em países como França ou Espanha. Noutros países, como a China ou a India, problemas com motoristas ao serviço da empresa também resultaram na proibição da Uber em algumas cidades.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico