Rui Grilo, coordenador técnico do Plano Tecnológico, defendeu hoje que o Governo não deve adoptar uma posição relativamente ao open source, que conduza à total migração dos vários organismos da Administração Pública para software livre.



Ao contrário, o responsável da Unidade de Coordenação do Plano Tecnológico (UCPT) defende liberdade de escolha para cada estrutura, considerando que as diferentes necessidades ou projectos podem justificar diferentes opções, citando como exemplo o Ministério da Justiça que tem mantido uma aproximação mais efectiva à alternativa open source.



"É perigoso para qualquer Governo dizer que passa a utilizar apenas determinado produto", justifica Rui Grilo que vê no próximo ano - com a chegado do Vista - uma excelente oportunidade para o Governo renegociar com a Microsoft as condições das suas licenças de software.



O responsável sublinhou ainda que um dos grandes desafios do Governo no âmbito da modernização da Administração Pública é a interoperabilidade entre sistemas, que permita a comunicação entre os vários serviços e evite a duplicação de trabalho.



Rui Grilo aproveitou também a sua presença na SHiFT, que decorre desde ontem em Lisboa, para realinhar os principais eixos estratégicos do Plano Tecnológico.



As metas de cobertura do país e dos lares com banda larga, o apoio à investigação e à coordenação de esforços entre universidades e mundo empresarial, ou a dinamização do mercado de emprego foram aspectos referidos.



Da mesma forma, foram sublinhados os projectos para a simplificação da relação com o cidadão, as iniciativas de apoio às empresas inovadoras ou os esforços necessários na área da formação.



Já à margem da conferência, Rui Grilo explicou ao Tek que, conforme previsto, está em marcha o processo de avaliação prometido pelo Governo para acompanhar a implementação das medidas do Plano Tecnológico.



Depois de um primeiro relatório de acompanhamento apresentado em Julho, a UCPT deverá assinalar a comemoração do seu primeiro aniversário com mais novidades nesta área. A data celebra-se a 24 de Novembro.



Notícias Relacionadas:

2006-07-31 - SHIFT debate em Lisboa papel das tecnologias e implicações na sociedade

2006-09-14 - Microsoft e FDTI concretizam mais um ponto do Memorando assinado com o Estado

2005-04-14 - Ministério promove utilização do Linux Caixa Mágica para a justiça

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.