A União Europeia quer que as pequenas e médias empresas (PME) tenham uma presença mais influente no meio online e quer que as suas estratégias também envolvam as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Para atingir este objetivo o organismo europeu está a desenvolver um plano onde vai permitir que as regiões europeias comprem pacotes de investimento que podem ir até aos 10 mil euros.

O plano já está a ser testado nas regiões de Murcia e da Extremadura em Espanha. Os representantes do poder local adquirem os vouchers, que são depois oferecidos às empresas locais. O dinheiro vai ser acompanhado de uma estratégia de como o investir "de forma rápida e eficaz", refere a UE em comunicado.

A ideia passa por reforçar a vertente de comércio eletrónico de cada empresa e ver melhorados os resultados das PME através das novas tecnologias. Na opinião da comissária europeia para os assuntos digitais, Neelie Kroes, as empresas que apostam nas TIC e na presença online conseguem crescer duas vezes mais rápido e conseguem faturar até duas vezes mais.

Neelie Kroes reconheceu ainda a importância deste plano no cumprimento da Agenda Digital Europeia e na proteção daquele que é um dos segmentos mais importantes da economia europeia, isto é, o das pequenas e médias empresas.


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