Desta vez o relatório mensal da ANACOM aponta para uma descida, quando no mês de maio tinha sido contabilizada uma nova subida de preços, em sentido contrário ao da Europa. A avaliação dos preços é medida através do grupo do Índice de Preços do Consumidor(IPC), apresentando uma quebra de 0,2% face ao mês de maio, mas de 0,7% em relação ao mês de junho de 2024, refere a ANACOM em comunicado.

Por tipo de serviços, a taxa de variação média dos últimos doze meses em Portugal foi 3,3% nos serviços disponibilizados em pacote e 4,7% nos serviços telefónicos móveis, segundo dados do Eurostat, refere ainda a mesma fonte.

A explicação das variações está ligada à atualização anual dos preços indexados no IPC. "Uma vez que os contratos de adesão das três empresas com maior quota de mercado no sector das comunicações eletrónicas preveem a possibilidade de uma atualização anual de preços indexados ao IPC do ano anterior, os prestadores aumentaram os preços das ofertas de comunicações eletrónicas em 2023 e 2024 na sequência do período de inflação elevada observado em 2022 e 2023", refere a ANACOM. "Verificou-se, por isso, um desfasamento temporal entre o aumento da taxa de variação do IPC e o aumento da taxa de variação dos preços das telecomunicações".

Infografia preços telecomunicações
Infografia preços telecomunicações

Mesmo assim Portugal regista uma tendência diferente da Europeia. Em termos internacionais, a taxa de variação média dos últimos doze meses dos preços das telecomunicações em Portugal (3,9%) foi superior à verificada na União Europeia (UE) em 5,3 p.p., onde a taxa foi de -1,4%. Portugal registou a 5.ª variação de preços mais elevada entre os países da UE27. O país com o maior aumento de preços foi a Hungria (+9,1%) enquanto a maior diminuição ocorreu na França (-13,2%).

Por subgrupo, as taxas de variação média dos últimos doze meses dos preços dos serviços em pacote e dos serviços telefónicos móveis em Portugal foram 3,1 p.p. e 8,5 p.p. superiores à média da UE, respetivamente.

Infografia preços de junho 2025, Anacom
Infografia preços de junho 2025, Anacom

DIGI destaca-se em 9 ofertas

A mais recente operadora do mercado móvel volta a destacar-se nos preços. Nos pacotes de serviços móveis a DIGI tem preços de 4 euros, que é apontado como o mais baixo em Portugal, enquanto no triple play, com TV, o valor é de 21 euros.

"No que se refere às mensalidades mínimas de ofertas disponibilizadas nos sites dos operadores, em novembro de 2024 foram lançadas ofertas da DIGI no mercado das telecomunicações, representando, em junho, a mensalidade mínima mais baixa para nove tipos de oferta, num leque de 11 serviços/ofertas analisados, incluindo o serviço telefónico móvel (STM) stand alone (4 euros) e os pacotes triple play (21 euros) e quadruple play (24 euros)".

A ANACOM nota que, para os restantes serviços, a Vodafone detalha no seu site a mensalidade mínima mais baixa para o pacote quintuple play, com um custo de 61,1 euros, três euros mais baixo do que no mesmo mês de 2024. 

Infografia preços de junho 2025, Anacom
Infografia preços de junho 2025, Anacom