A Comissão Europeia reabriu a investigação à fusão dos negócios de música da Sony e da BMG, que criaram o segundo maior player mundial nesta área, a SonyBMG. O executivo tem agora até 10 de Outubro para se pronunciar sobre o negócio.

A joint venture da Sony com a alemã Bertelsmann já tinha sido investigada e aprovada mas uma decisão do Tribunal Europeu de primeira instância levou a CE a abrir uma investigação aprofundada à possibilidade desta joint venture criar uma posição dominante. A reabertura do processo tinha sido comunicada em Fevereiro, altura em que se definiu a data de 2 de Julho como limite para a comunicação da decisão.

A investigação tinha entretanto sido suspensa em Março com o pedido de dados às empresas que os forneceram agora. As notícias das agências internacionais, entre as quais a Agência Reuters, apontam agora a data de 10 de Outubro para a publicação da decisão do executivo.

Recorde-se que no âmbito da joint venture Sony BMG as marcas Arista, Jive, Zomba and RCA da Bertelsmann Media Group (BMG), uma subsidiária da Bertelsmann, foram fundidas com a Columbia, Epic and Sony Classical da Sony Music Entertainment, operadas a nível mundial. No negócio ficou de fora o mercado japonês.


Notícias Relacionadas:

2007-03-02 - Comissão Europeia abre investigação sobre joint venture SonyBMG
2005-12-30 - Sony BMG estabelece acordo extrajudicial no processo colectivo sobre tecnologia anti-cópia