A Chips Joint Undertaking (Chips JU) lançou hoje os convites à apresentação de propostas para apoiar projetos de investigação e inovação no domínio dos semicondutores. Esta é a primeira iniciativa do género no domínio das tecnologias quânticas e visa “reforçar o investimento em tecnologias de fronteira, em especial circuitos integrados quânticos para computação e deteção”.

O financiamento da União Europeia para este convite à apresentação de propostas, no valor de 65 milhões de euros, deverá ser acompanhado pelos Estados participantes da Chips Joint Undertaking, refere o comunicado de imprensa.

O montante faz parte do investimento de 200 milhões de euros da UE em circuitos integrados quânticos previsto para os próximos três anos.

Com a chamada serão selecionados projetos para o desenvolvimento e produção de tecnologias quânticas, com o objetivo de “reforçar a inovação e abrir caminho à criação de uma cadeia de abastecimento de fabrico de circuitos integrados quânticos na Europa”.

As aplicações do mundo real incluem a resolução de problemas complexos de otimização na logística e na gestão da cadeia de abastecimento, a aceleração da descoberta de medicamentos através de simulações moleculares, o reforço da cibersegurança com métodos avançados de encriptação e a melhoria da inteligência artificial e dos algoritmos de aprendizagem automática, exemplifica-se.

A data-limite para a apresentação de propostas relativas a estes convites é 21 de janeiro de 2025, às 17h00 (hora da Europa Central).  As organizações interessadas podem candidatar-se a financiamento através do portal  Funding and Tender Opportunitiesou do website da Chips JU.