A Semana da Ciência e Tecnologia encerra este ano com a comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica, que na sua quarta edição terá mais de 24 horas. Assinalado sempre a 24 de Novembro numa homenagem à data de nascimento de Rómulo de Carvalho, mais conhecido pelo pseudónimo de António Julião, o Dia Nacional da Cultura Científica
decorre entre as 11 horas de hoje, sábado, até às 18 horas de domingo, no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, em Lisboa.



Durante este período alargado pretende-se segundo Ana Noronha, elemento da equipa Ciência Viva, organizadores da Semana da C&T, em declarações ao TeK, "comemorar a ciência e a tecnologia de forma mais intensiva". O público poderá aproveitar para visitar a área de exposições, onde estão organizadas várias visitas guiadas às mostras patentes, nomeadamente ao Exploratório e à Matemática Viva, até à meia noite, ou optar por assistir a conferências com temas como a Internet e a Escola, ou a documentários científicos, no Auditório.



O Café Ciência, a área de lazer por excelência do Pavilhão do Conhecimento, foi o espaço escolhido para receber os jogos matemáticos, o lançamento do arquivo digital da música portuguesa do Século XVIII a XX, o concerto de jazz, a feira do livro de divulgação científica e a maratona de xadrez.



Os visitantes podem ainda contar com uma edição especial da estação de rádio Antena 1 a partir do Foyer do Pavilhão, ou ficar a conhecer o papel da ciência na cozinha quotidiana.



Beneficiada pelo dia da semana em que calhou este ano, a "maratona" poderá ser uma experiência a repetir nas próximas edições. "O dia 24 de Novembro este ano calhou num sábado, logo a organização de actividades pensada deste modo", declarou Ana Noronha, "o que não quer dizer que tal não possa vir a acontecer futuramente. Primeiro temos de ver como corre esta edição".



Notícias Relacionadas:

2001-11-23 - Semana Aberta da C&T na Universidade de Aveiro com mais de 100 actividades

2001-11-22 - Os "Di@s da Net" em Portugal durante esta semana

2001-11-15 - Semana da Ciência e Tecnologia abre as portas aos cidadãos