Tem 37 anos, é casada, mãe de três filhos e adepta de desporto a nova directora-geral da Microsoft. A primeira mulher à frente dos destinos da subsidiária portuguesa diz-se optimista e crente da capacidade para manter a subsidiária local "no caminho da excelência".

Cláudia Goya está na Microsoft há cerca de um ano e meio e tem estado afecta à área de marketing. Assume agora a liderança da companhia em Portugal, seguindo-se a Nuno Duarte, que exerceu as funções durante três anos e deixou a subsidiária portuguesa em Junho para ocupar novas funções no Japão.

A gestora tem 15 anos de experiência na área da gestão de negócio, durante os quais passou por várias áreas e sectores. Começou na Procter & Gamble e antes de chegar à Microsoft esteve na Galp Energia durante cinco anos, onde geriu o negócio de retalho da empresa em Portugal e Espanha.

Na apresentação da nova directora-geral à imprensa, a directora de recursos humanos da empresa explicou que num processo deste género a empresa procura internamente o perfil desejado, mas também olha sempre para o mercado.

Neste caso acabou por deixar a decisão "dentro de casa" - o que não aconteceu com Nuno Duarte que vinha da Novabase - por reconhecer na gestora os atributos necessários para a função.

Cláudia Goya, licenciada em engenharia física tecnológica pelo Instituto Superior Técnico, garante que a sua gestão vai manter o objectivo de "trazer prémios para Portugal" e de "continuar num nível de excelência" dentro do grupo. A responsável admite no entanto que os tempos ainda são "conturbados" e que há factores macroeconómicos que não pode controlar relevantes para o futuro da operação, mas assegura mesmo assim que está optimista.

Na liderança da subsidiária nacional da Microsoft também estiveram já João Paulo Girbal e Rodrigo Costa, para além de Nuno Duarte.