Depois de ser apresentada a fábrica de unicórnios de Lisboa, que se afirma como uma plataforma para programas de startups, integrando a Startup Lisboa, o Hub Criativo do Beato e os programas de incubação e aceleração da cidade, são agora oficialmente lançadas as candidaturas para o programa Scaling Up no Web Summit 2022.

O Scaling Up Program é o primeiro de dois novos programas integrados no Unicorn Factory Lisboa e tem como objetivo apoiar 20 scaleups de elevado potencial por ano a partir de 2023. Com as candidaturas oficialmente abertas, a primeira candidata ao programa é a Sensei, uma startup portuguesa que desenvolve tecnologia baseada em computer vision para a área do retalho.

Clique nas imagens para mais detalhes 

Carlos Moedas, presidente da câmara municipal de Lisboa realça a importância dos parceiros estratégicos para a transformação da ideia da fábrica de unicórnios numa realidade e para a realização do projeto. O objetivo do Scaling Up é que as startups, em particular internacionais, possam se estabelecer em Portugal, atraindo talento, criando novos postos de trabalho e ajudando a movimentar a economia.

Como já tinha detalhado Carlos Moedas, o programa vai contar com o apoio de 30 empresas parceiras e 20 investidores, para ajudar no crescimento das scaleups, começando com um investimento de oito milhões de euros.

8 unicórnios já se mudaram para Lisboa

Durante a conferência de imprensa no Web Summit, Carlos Moedas lembrou que o trabalho da Fábrica de Unicórnios foi, durante o último ano, "central para a Câmara Municipal mas também para a Startup Lisboa, e foi uma forma muito importante de mudar a forma como gerimos a inovação em Lisboa", explicou.

Carlos Moedas afirmou ainda que quis avançar para a fase de scaleup, apostando na forma de fazer crescer uma startup e "como é um processo chamei-lhe fábrica, fábrica de startups". A ideia já está montada e a CML tem parceiros internacionais, estando a investir financeiramente e contando com apoios de doadores que também investem dinhiro e recursos.

O presidente da Câmara, que foi eleito há pouco mais de um ano, diz que já conseguiu atrair 8 unicórnios internacionais que decidiram fixar-se em Lisboa e afirma que "dou acompanhamento pessoal aos unicórnios que vêm para Lisboa", explicando que "podem não ser unicórnios por definição" e que "não faço isso por eles, mas por Lisboa, por criar empregos, e é positivo que os empregos sejam criados não nos sectores tradicionais mas nos novos".

Em relação ao modelo escolhido, que acolhe startups de várias nacionalidades e não apenas portuguesas, Carlos Moedas volta a reforçar que este é um modelo que cria diversidade e inovação.

"Lisboa tem de ser uma cidade aberta. quando pensei neste programa pensei que não pode ser apenas para portugueses [...]quando fazemos isto temos diversidade e com isso temos inovação, e penso que isso é muito único", explica Carlos Moedas

Os unicórnios já em Lisboa são a Pager Duty, a HiBob, Evolution, Binance, Klarna, Quinto Andar, Bolt e Bitpanda, mas também a Near Foundation que "está muito ativa em Lisboa" mas não faz faz parte dos unicórnios referidos por Carlos Moedas.

Gil Azevedo, diretor executivo da Startup Lisboa, confirmou ainda que nos últimos 10 anos foram criadas 450 startups, cerca de 40 por ano e "vamos mais do que duplicar". Ao SAPO TEK explicou que agora o trabalho vai ser feito a dois níveis. "As 40 que estamos a apoiar por ano são startups em fase inicial, nessas estamos a expandir a capacidade para 60 por ano, com mais oportunidades de negócio em Lisboa. O novo programa de scalups que estamos a lançar hoje vem acrescentar 20 empresas de escala maior, pelo que ao todo vamos ter mais de 80 por ano, que compara com 40 de menor dimensão que apoiavamos antes", sublinha.

Carlos Moedas falou ainda na possibilidade da Ryanair criar em Lisboa um centro de inovação mas disse que a hipóteses ainda está em desenvolvimento e que há conversações em curso. Este centro não ficará na Fábrica de Unicórnios mas contribui também para o ecossistema de inovação na cidade.

O SAPO TEK vai acompanhar toda a edição do Web Summit em direto, já a partir de hoje e até dia 4 de novembro. Siga todas as notícias aqui, seguindo também a transmissão em direto no palco principal.

Veja ainda algumas das principais imagens que a equipa do SAPO TEK vai recolhendo por dentro do Web Summit

Nota da redação: A notícia foi atualizada com mais informação da conferência de imprensa. Foram acrescentados os nomes dos unicórnios e mais dados sobre os planos de crescimento. Última atualização 12h09

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.