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A Unit4 conta com 26 escritórios a nível mundial e uma presença que se estende a nível global, onde mantém mais de 4 mil colaboradores e gera receitas de 490 milhões de euros, com um EBITDA de 109 milhões.

Com a OPA realizada no ano passado, a empresa redefiniu a sua estratégia de crescimento e pretende agora avançar na área de parcerias, onde perde largamente quando comparada com os principais concorrentes - SAP, Oracle e Microsoft. Até agora a Unit4 apostava na venda direta, mantendo apenas cerca de 50 parceiros a nível global, uma estratégia que José Duarte, o novo CEO da multinacional quer muda.

Com a redefinição das parcerias a empresa quer alargar a sua oferta de forma mais global, garantindo múltiplos pontos de acesso e maior escalabilidade.

João Capitolino, diretor da subsidiária portuguesa, explicou hoje as linhas gerais da nova estratégia aos jornalistas e a sua aplicação ao mercado português, onde a empresa quer garantir 5 a 10 parceiros a médio prazo.

Para além da UpSquare, hoje oficialmente apresentada como primeiro parceiro em Portugal, a Unit4 deverá anunciar ainda este mês um novo parceiros e está em fase de "negociações embrionárias" com outros, adiantou ao TeK durante a conferência de imprensa que decorreu hoje.

João Capitolino admite que não há um "perfil" de parceiro definido, e que não vê com maus olhos a possibilidade dos novos parceiros já trabalharem com concorrentes na área de ERP, sublinhando que o objetivo é escolher empresas que queiram investir na formação de Recursos Humanos nesta área e que possam trazer valor na agregação dos produtos da Unit4, nomeadamente com ofertas específicas para mercados verticais.

O diretor geral da Unit4 em Portugal deu como exemplo uma parceira estabelecida no Brasil onde a empresa tem produtos na área da saúde, usando o ERP no backoffice.

Ricardo Marques, Sales & marketing Manager da Unit4 definiu algumas das linhas de aposta da estratégia da empresa para as parcerias e sublinhou que atualmente o modelo que a empresa vai aplicar é misto, com a coexistência das vendas diretas com as parcerias, mas que a prazo a ideia é deixar de trabalhar os clientes diretamente.

Do lado da UpSquare a parceria com a Unit4 foi a primeira escolha face à possibilidade de entrada na rede de parceiros de outras empresas de ERP, pelas vantagens percecionadas na oferta da empresa, mas também pela flexibilidade oferecida.

Daniel Perdição, um dos fundadores desta Startup que se está agora a lançar no mercado, acredita que o modelo de parceria é o mais lógico e vê de forma positiva a entrada de outras empresas no ecossistema, até pela possibilidade de partilha de recursos que isso poderá trazer.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Foi corrigida a informação relativa ao número de colaboradores da Unit4.