O investimento de 10 milhões de euros vai servir para instalar na universidade um conjunto de plataformas tecnológicas. A primeira a arrancar é a de Ressonância Magnética Nuclear e resulta da fusão dos laboratórios de ressonância magnética do departamento de Química e do Centro de Neurociências e Biologia Celular da instituição.



Em comunicado, a UC explica que a Ressonância Magnética Nuclear é "uma metodologia de ponta para a caracterização estrutural e dinâmica de moléculas e assume um papel central no desenvolvimento científico e tecnológico de um vasto número de áreas".



A universidade sublinha que as novas plataformas foram desenhadas para maximizar oportunidades para os investigadores da instituição, mas também por investigadores de outras instituições públicas e privadas da região, com o objetivo de promover sinergias.



A instituição reserva para a apresentação do projeto, mais detalhes relativamente às restantes plataformas em desenvolvimento, que completam o investimento anunciado de 10 milhões de euros.

O investimento que agora começa a chegar ao terreno é, na sua maioria, suportado no Programa Mais Centro, do Quadro de Referência Estratégico Nacional.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico