O Governo formaliza hoje um protocolo com a universidade norte-americana do Texas em Austin que visa o desenvolvimento conjunto de actividades de ensino e investigação, de apoio à comercialização de ciência e tecnologia e de desenvolvimento institucional. Segundo informação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o ênfase será colocado "na produção e difusão de conteúdos digitais e multimédia e na valorização económica de novas tecnologias de informação e comunicação".



A colaboração prevê igualmente o desenvolvimento de competências em transferência e gestão de tecnologia e a facilitação do acesso a mercados emergentes para a incubação e crescimento de empresas de base tecnológica, explica o comunicado.



Tal como ficou assente em acordos anteriores estabelecidos entre o Governo português e instituições de ensino estrangeiras, o processo com a Universidade do Texas inclui uma fase inicial de "identificação de programas, actividades e instrumentos" com vista a uma selecção que melhor possa potenciar as relações bilaterais pretendidas e que deverá estar concluído até ao próximo mês de Julho. Após esta fase, deverá estabelecer-se um acordo institucional para médio e longo prazo.



Sem prejuízo da colaboração de outros institutos e departamentos, o IC2, o "Innovation, Creativity and Capital" e o "College of Communication" serão as principais unidades da Universidade do Texas envolvidas na parceria.



Na área dos conteúdos digitais e produção e distribuição multimédia, a parceria reserva lugar aos conteúdos digitais e interactivos, incluindo novos sistemas de distribuição para pequenos ecrãs e através da Internet; o jornalismo em ambientes interactivos; e os sistemas e soluções digitais avançadas, como as tecnologias wireless e aplicações em sistemas de aprendizagem, educação e formação. No que diz respeito à comercialização de ciência e tecnologia, inclui-se a concepção e concretização de novos projectos empresariais de base científica e tecnológica, explica-se no comunicado.



A colaboração pretende igualmente mobilizar centros de inovação e gabinetes de transferência de tecnologia e de apoio à valorização económica de ciência. Estas actividades incluirão o apoio à incubação e crescimento de empresas portuguesas de base tecnológica em mercados emergentes, em estreita colaboração com a Austin Technology Incubator (ATI), uma das mais prestigiadas incubadoras norte-americanas de empresas de base tecnológica, nomeadamente nos sectores da mobilidade e wireless.



Nesta área específica, a parceria pressupõe a promoção de novas competências em transferência de tecnologia e optimização de recursos juntos dos centros de transferência de tecnologia existentes nas instituições de ensino superior, promovendo o trabalho em rede, assim como o estímulo da internacionalização dessas mesmas redes e o desenvolvimento de acordos estratégicos que facilitem "o crescimento de empresas portuguesas de base tecnológica em novos mercados".



A Universidade do Texas torna-se assim na mais recente instituição de ensino a juntar-se ao grupo de contactos que o Governo tem estabelecido com vista à internacionalização do sistema de ensino superior português, planeado no âmbito do Plano Tecnológico, de que já fazem parte o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Universidade de Carnegie Mellon (CMU).




Notícias Relacionadas:

2006-03-10 - Sun assina novo protocolo de colaboração com a UMIC

2006-02-26 - Acordo do Governo com MIT focado nas áreas de engenharia e gestão

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.