O comportamento online dos internautas não é constante e altera-se de forma sazonal, em função das necessidades do utilizador e da sua actividade diária. Os períodos de preparação de férias ou de férias escolares, por exemplo, alteram os padrões de utilização verificados durante grande parte do ano, diz um estudo sobre o índice da Actividade da Internet para o mês de Junho, elaborado pela Online Publishers Association (OPA).

Durante o mês de Junho o tempo gasto pelos utilizadores de Internet a consultar conteúdos aumentou 2,5 por cento face ao mês anterior, fixando-se nos 36,9 por cento. Com o início das férias, também a utilização de ferramentas de comunicação online, através de serviços como o Instant Messaging, aumentou 0,7 por cento. Outro tipo de sites mais procurado durante o período analisado foram os de lojas de música virtuais, os de conteúdos noticiosos e os de eventos desportivos, como o torneio de golfe US Open.



Por seu lado, o recurso aos motores de busca caiu 8,5 por cento, face ao mês anterior, enquanto as compras online desceram 4,9 por cento face a Maio.

Michael Zimbalist, presidente da OPA esclarece que o acesso à Internet obedece a regras. Comparativamente ao mês de Maio, a adesão aos sites turísticos verificou um aumento de quase sete por cento, atingindo os 36,9 por cento. Esta tendência justifica-se pela necessidade do planeamento das férias que implica uma procura mais detalhada sobre destinos, condições meteorológicas, preços e alojamentos.

Apesar de o e-commerce ter registado um declínio de quase cinco por cento face ao mês anterior, não significa que no final do ano esta actividade se revele negativa. Face a 2004 a percentagem de compras online foi positiva em 1,8 por cento superior. Em Junho, o comércio electrónico traduziu 17,5 por cento da actividade na Internet, quando na mesma data de 2004 este valor situava-se nos 15,7 pontos percentuais.

Para elaborar este estudo, foram usados os dados da NetRating, que abrangeu um universo de 28 mil indivíduos que acedem à Internet a partir das suas casas e no local de trabalho.

Notícias Relacionadas:
2005-07-22 - Sites de turismo atraem mais de 40% dos internautas portugueses

2005-06-16 - Horas de navegação na Internet atingem recordes em Maio
2005-05-25 - Comércio electrónico nos EUA cresce de forma sustentada