A In-Stat revelou os dados de mais um estudo referente à utilização de aparelhos sem fios, desta vez dedicado aos smartphones, PDAs e laptops nos mercados empresariais.


Com base nos resultados obtidos, ficamos a saber que quando questionados acerca da importância dos seus dispositivos para o trabalho, são mais os utilizadores de smartphones que dão resposta afirmativa do que aqueles que usam laptops e PDAs.


Contudo, e apesar do número de respostas, a empresa de estudos de mercado refere que isso não implica que exista maior aceitabilidade aos smartphones em detrimento dos PDAs e laptops.


De acordo com a In-Stat os fabricantes de dispositivos wireless "têm muito trabalho pela frente antes dos smartphones tirarem quota de mercado a outros dispositivos", já que os utilizadores estão à espera de melhorias no fabrico dos equipamentos, nomeadamente, teclados mais pequenos, a sincronização automática com outros aparelhos, ou aplicações, e ecrãs com melhor qualidade.


Entre as conclusões retiradas do estudo da In-Stat, foi possível observar que os smartphones representam 10 por cento do mercado actual de telefones sem fios, esperando-se que a sua quota venha a crescer cerca de 25 por cento nos próximos cinco anos.


Em muitos casos os utilizadores possuem aparelhos que têm "aplicações redundantes", apesar dos utilizadores "desejarem ter menos dispositivos", conforme revela a In-Stat.


O mesmo estudo revelou que os fabricantes de telefones wireless, com os smartphones, podem oferecer aos seus consumidores mais opções numa única plataforma, o que permite uma maior redução nos custos.


Apesar de serem cada vez mais populares, a Symantec alerta os utilizadores de smartphones para os perigos que estes correm, já que 65,6 por cento dos utilizadores guardam informações pessoais referentes aos seus negócios nos seus dispositivos, o que de acordo com a empresa "põe em risco a segurança das redes empresariais".

Notícias Relacionadas:

2005-02-14 - Nokia quer levar plataforma de smartphones Series 60 para o mercado de consumo

2003-07-23 - Smartphones lideram crescimento de vendas de aparelhos de comunicação móvel