Um relatório divulgado ontem pela Nielsen/NetRatings, responsável por um padrão global de medição e análise de audiência da Internet, conclui que os cibernautas que efectuam downloads de músicas a partir de serviços online de troca de ficheiros têm mais probabilidades de adquirirem música online, bem como em lojas físicas.

Segundo este estudo, o Rap é o estilo musical mais comprado pelos cibernautas que efectuam downloads de música, um dado que poderá ajudar as companhias discográficas a compreenderem melhor quem são os seus clientes online. Assim, de acordo com dados relativos aos últimos três meses, os entusiastas de música online tinham 111 por cento mais probabilidade de adquirirem música Rap do que um utilizador médio da Internet.

De acordo com a classificação empregue pela companhia, os entusiastas de música online foram considerados como sendo utilizadores que
efectuaram downloads de música nos últimos 30 dias, ao passo que o utilizador comum da Internet representa pessoas que acedem à Internet apenas para navegar e realizar outras tarefas básicas. O relatório baseou-se num inquérito realizado a 36 mil cibernautas.

A Nielsen/NetRatings refere ainda que cerca de 31 milhões de utilizadores activos da Internet ou 22 por cento de cibernautas activos com idade superior aos 18 anos efectuaram downloads de músicas nos passados 30 dias e que 71 por cento destes adquiriram música nos últimos três meses.

A música de dança e electrónica classificou-se na segunda posição, sendo que os utilizadores dos serviços de partilha de música possuem 106 por cento mais probabilidades de terem comprado discos pertencentes a este estilo do que o utilizador comum da Internet durante os últimos três meses e 77 por cento mais probabilidades de adquirirem Rock alternativo. Rhytm and Blues, Soul e Rock comercial ocuparam os restantes lugares do top cinco.

Segundo Greg Bloom analista sénior de Internet na Nielsen/NetRatings, a
compreensão das preferências dos entusiastas de música online poderá ajudar os executivos das companhias discográficas a conquistarem o interesse dos utilizadores dos serviços de partilha gratuita de ficheiros.

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