Em 2012 deverão existir em todo o mundo 43 milhões de utilizadores de sistemas de navegação. A estimativa é da Berg Insight que aponta para um crescimento anual do mercado na ordem dos 60,8 por cento nos próximos cinco anos.



Segundo a consultora, as receitas geradas neste mercado - através da publicidade e de subscrições - deverão passar de 96 milhões em 2007 para 512 milhões em 2012, a um ritmo de crescimento anual de 39,8 por cento.



O desenvolvimento do sector será impulsionado sobretudo pelo crescimento da oferta de smartphones equipados com tecnologia de localização, mas também pela oferta cada vez mais diversificada de conteúdos e serviços nesta área.



Para este ano, a empresa prevê que o mercado de sistemas de navegação na Europa e nos Estados Unidos, as duas regiões abrangidas pelo estudo, represente 4 milhões de utilizadores.



Na sua análise a Berg Insight destaca a forte implementação no mercado americano dos serviços georeferenciação e o sucesso crescente no mercado europeu, sobretudo no que se refere às ofertas suportadas em equipamentos móveis. Na Europa é destacado o sucesso do Nokia N95.





Notícias Relacionadas:

2007-08-20 - TomTom perde liderança nos sistemas de navegação por satélite para a Garmin