O negócio já tinha sido anunciado em janeiro e fica concretizado agora, como informa uma nota enviada pela empresa à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários.



A PT detinha 28% do capital da CTM - Companhia de Telecomunicações de Macau, que vendeu à chinesa Citic Telecom. Como explica a empresa, o negócio valeu 330 milhões de euros, tendo como referência as taxas de câmbio atuais, valor que vai contribuir para "aumentar a flexibilidade financeira da PT e reduzir a alavancagem e, em simultâneo, concentrar ainda mais os recursos da PT nos seus negócios e geografias nucleares", refere o comunicado. Os valores aproximados já eram conhecidos, mas só agora as empresas confirmaram os valores finais da operação.



Recorde-se que quando comprou a participação da Portugal Telecom na CTM, a CITIC comprou também a quota de 51% detida pela Cable & Wireless na mesma empresa. A empresa chinesa assinou ainda, na mesma altura, um acordo de aliança estratégica com a PT para algumas áreas do sector e para a identificação de oportunidades de investimento em TIC.



No âmbito desta aliança a PT assume a posição de prestador estratégico de serviços TIC do grupo chinês.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico