A mudança no mercado dos dispositivos móveis está a ser de tal forma consistente que, no geral, a venda de telemóveis caiu pela primeira vez em três anos. Em 2012 a comercialização de telefones móveis caiu 1,7% em comparação com o ano anterior. Os telemóveis tradicionais vendem cada vez menos e os smartphones continuam em crescimento.

A análise feita pela Gartner revela que ao todo foram comercializados 1,75 mil milhões de telemóveis durante o último ano. Os números da consultora vão contra os da IDC que na sua contagem considera que o mercado dos telefones móveis cresceu 1,2% no ano passado para os 1,73 mil milhões de dispositivos.

A Samsung, a Nokia e a Apple foram as três maiores vendedoras, com as duas primeiras a venderem, cada uma, mais de 330 milhões de telemóveis.

[caption]Gartner 2012[/caption]

Mas a Gartner e a IDC estão de acordo num aspeto: os smartphones estão em franca expansão. A Gartner revela que no último trimestre de 2012 a Apple e a Samsung aumentaram as vendas no campo dos smartphones, para as 43,4 e 64,5 milhões de unidades, respetivamente. Juntas as duas tecnológicas concentraram 52% das vendas realizadas entre outubro e dezembro do ano passado.

No estudo realizado pela consultora a Huawei destaca-se por ter conseguido o terceiro lugar entre as marcas que mais smartphones venderam no último trimestre. Com um crescimento anual superior a 70%, a Huawei comercializou mais de 27 milhões de telefones "smart". A aposta no continente africano em parceria com a Microsoft é uma estratégia que pretende reforçar a expansão da empresa em vários mercados.

Apesar do bom desempenho da fabricante chinesa, um dos analistas principais da Gartner, Anshul Gupta, considera que não há nenhuma marca que esteja em posição de reclamar a terceira posição mundial como sua.

"As empresas que competem com a Apple e a Samsung, incluindo as que apresentam produtos comparáveis entre si, lutam para alcançar a mesma apreciação de marca da
entre os consumidores, que, num ambiente económico difícil, preferem escolher produtos mais baratos", analisou.

Por sistema operativo, o Android liderou por larga margem a venda de smartphones e a BlackBerry, antiga RIM, agarrou o terceiro lugar nos últimos três meses do ano.

[caption]Gartner 2012[/caption]

Em 2013 o mercado deverá voltar a crescer, com 1,9 mil milhões de telemóveis vendidos. Segundo as previsões da Gartner, os feature phones vão continuar em queda e os smartphones em ascensão. A venda de telemóveis "smart" deve ficar perto da barreira dos mil milhões de dispositivos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico