A Nokia terminou o último trimestre de 2006 com vendas de 11.701 milhões de euros, numa melhoria de 13 por cento face ao trimestre anterior. A unidade de equipamentos móveis foi a que mais contribuiu para os resultados acumulando vendas acima dos 7 mil milhões de euros, num crescimento de 14 por cento. Os lucros melhoraram no mesmo período 19 por cento, para os 1,3 mil milhões de euros.



No que se refere à totalidade do ano 2006, a fabricante finlandesa facturou 41,1 mil milhões de euros no ano passado, mais 20 por cento que no período homólogo, enquanto os lucros se fixaram nos 4,3 mil milhões de euros. Durante este exercício destaca-se ainda na performance da fabricante a unidade de multimédia que facturou 1,3 mil milhões de euros, crescendo 58 por cento.



De acordo com as estimativas da marca, em 2006 a sua quota de mercado terá ficado nos 36 por cento, consolidando mais uma vez a liderança no mercado global. Para 2007, a empresa espera que o mercado mundial de equipamentos móveis cresça cerca de 10 por cento para um total de 978 milhões de unidades vendidas.



Para 2010 as estimativas apontam para que em todo o mundo existam 4 mil milhões de utilizadores móveis, um número que irá crescer muito às custas do desenvolvimento dos serviços móveis nos países da região Ásia-Pacífico, mercados emergentes que muito contribuíram para o aumento das vendas da Nokia ao longo do ano passado.



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