
As vendas de PCs continuam em baixo de forma e a IDC admite já que o ano de 2012 não será brilhante, mas estende o seu pessimismo até 2016. A crise económica, a redução do crescimento nos mercados emergentes e a expectativa dos consumidores pelo novo sistema operativo da Microsoft estão entre os fatores apontados pela consultora para este resultado.
O relatório que a IDC acaba de revelar mostra que, globalmente, o mercado de PCs só deverá crescer 0,9%, numa subida mínima face a 2011 e pelo segundo ano consecutivo abaixo dos 2%. Para a redução das previsões do ano de 2012 contribuíram os resultados do segundo trimestre, abaixo do esperado.
O pessimismo estende-se aos próximos três anos, com a IDC a baixar também as previsões de crescimento para 2013-2016 para os 7,1%, quando antes apontava para uma taxa anual composta de 8,4% entre 2012-2016.
Os consumidores estão expectantes em relação ao Windows 8 e aos Ultrabooks e à sua comparação com outros produtos, como tablets e smartphones, o que não contribui para aumentar as vendas. A IDC admite que os lançamentos previstos para o final do ano deverão servir para "reanimar" o sector mas que o ambiente será mais competitivo, podendo confundir os consumidores em relação às funcionalidades dos produtos.
Apesar da expectativa de recuperação económica, os clientes vão manter-se cautelosos nas compras e na decisão de substituição de produtos mais antigos.
Para os Estados Unidos está prevista uma quebra de vendas de 3,7%, com o mercado a diminuir pelo segundo ano consecutivo. Não foram divulgadas as previsões para a Europa, mas nos "mercados maduros", que incluem os Estados Unidos, Canadá, Europa Ocidental e Japão, a quebra prevista no mercado dos PCs é de 1,2%, sendo mais pronunciada nos portáteis.
[caption][/caption]
Reproduzimos também abaixo o quadro com as previsões até 2016, nos mercados emergentes e mercados maduros, diferenciadas para desktops e portáteis.
[caption][/caption]
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários