Apesar da crise no sector das telecomunicações, as vendas de terminais móveis aumentou no terceiro trimestre deste ano, indica um estudo realizado pela Gartner Dataquest. A empresa de análise de mercado apurou que entre Julho e Setembro deste ano foram vendidos 104,3 milhões de telemóveis, o que representa um crescimento de 7,8 por cento em relação ao mesmo período do ano passado.



Bryan Prohm, analista da divisão de comunicações móveis da Gartner Dataquest afirmou que esta foi a segunda vez em que durante o terceiro trimestre de um ano a indústria ultrapassou os 100 milhões de unidades vendidas. De acordo com informação da empresa, as seis principais regiões geográficas analisadas registaram um crescimento sequencial na procura.



As inovações entretanto apresentadas pelos fabricantes de telemóveis criam expectativas de que o quarto trimestre seja igualmente de crescimento no mercado de telecomunicações móveis, sublinha o estudo.



A análise realizada indica que em mercados maduros, como é o caso da Europa Ocidental, o principal desafio dos fabricantes está na motivação para os utilizadores troquem o equipamento que possuem, pelo que a inovação e introdução de novas características é fundamental. A Gartner Dataquest indica ainda que o ciclo de substituição de telemóveis será mantido nos próximos meses pelos equipamentos com câmaras, ecrã a cores e novos conteúdos.




Em relação às quotas de mercado registadas pelos principais fabricantes, a Gartner Dataquest indica que a Nokia se distanciou mais dos seus concorrentes neste trimestre, com a quota global a crescer para 35,9 por cento. Em algumas regiões a empresa finlandesa ultrapassou os 50 por cento de quota de mercado, nomeadamente na Europa Ocidental e ainda na região da EMEA - Europa, Médio Oriente e África.

Notícias Relacionadas:

2002-05-31 - Taxa de substituição de telemóveis deverá chegar aos 77% em 2005

2002-03-11 - Vendas mundiais de telemóveis desceram pela primeira vez em 2001

2002-02-05 - Substituição de telemóveis continua a dinamizar vendas em Portugal