Os portugueses estão rendidos aos smartphones. De acordo com valores da IDC, em 2014 foram vendidos 2,7 milhões de telemóveis inteligentes, o que representa um crescimento de 24% relativamente ao ano anterior. O valor representa um recorde de vendas neste segmento.

A Samsung, a LG e a Apple são as empresas que mais unidades vendem em Portugal - por esta ordem -, mas estas tecnológicas têm sofrido uma grande pressão por parte da concorrência como a Alcatel e a Huawei, que ganharam quota de mercado no último ano.

No total os portugueses compraram 3,9 milhões de telemóveis, mas nesta perspetiva o mercado encolheu 6%. Algo que para o analista Gabriel Coimbra, da IDC, é fruto de uma saturação do mercado. E os telemóveis básicos vão continuar a perder quota.

"Prevemos que em 2018 os smartphones, e visto termos cada vez mais modelos abaixo dos 100 euros, venham a representar 95% do mercado de telefones móveis", explicou Gabriel Coimbra, citado pelo Diário Económico.

Para 2015 a IDC estima que sejam vendidos três milhões de smartphones em Portugal, naquele que será um crescimento anual de 8%, muito mais reduzido do que aquele que se registou em 2014.

Tablets vendem bem, mas mercado vai estagnar

Em 2014 foram vendidos 855 mil tablets em Portugal, um valor que representa um crescimento de 32% nas vendas relativamente ao ano anterior. Mas este "salto" não é uma tendência para o ano de 2015, já que este ano a IDC estima que sejam vendidos 870 mil tablets, um crescimento que rondará os 2%. Isto explica-se com o facto de cada vez mais serem vendidos smartphones com ecrãs de cinco polegadas, o que diminui a necessidade por um equipamento maior.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.