A variedade de ameaças online não pára de crescer e todos os motivos são aproveitados para iniciar um novo ataque. Com a aproximação do Dia dos Namorados, a Trend Micro alerta os utilizadores para a possibilidade de receberem emails com um tema sugestivo, relacionado com a data que, no final, de romântico não tem nada.



Desde dia 19 deste mês que está em circulação uma variante do malware Storm que se faz valer do Dia de S. Valentim para se propagar de forma massiva através de mensagens de correio electrónico com links ou anexos, que supostamente levariam o utilizador até um site ou ficheiro de cariz romântico.



A empresa de segurança indica que associados a estas mensagens estão ficheiro como WITH_LOVE.EXE, identificado pela Trend Micro como o WORM_NUWAR.BK.



Desde 2001 que os ataques informáticos relacionados com esta data têm sido frequentes. Nos últimos sete anos foram identificadas as ameaças VBS_VALENTIN.A, VBS_NUMGAME.A, TROJ_CUPIDCARD.A, WORM_KIPIS.E e WORM_BAGLE.EW.



Todas elas utilizaram o correio electrónico como veículo de propagação levando consigo ficheiros direccionados para scripts maliciosos.



Para se prevenir e evitar que o seu computador e os seus dados pessoais venham a sofrer algum tipo de dano causado por este tipo de ataque o melhor é proteger-se. Como tal, não abra mensagens de remetentes que não conhece nem execute ficheiros ou seleccione links anexados a esses emails.



Notícias Relacionadas:

2007-02-06 - Novo worm utiliza emails de cariz romântico para se propagar na Internet