A transação já foi fechada em Agosto e formaliza a venda de duas casa de luxo, no valor de 4,1 milhões de euros, que fazem parte dos projetos costeiros Aurora e Saudade, desenvolvidos pela Prometheus International na ilha da Madeira. O valor total foi pago em criptomoeda, com a Cardano, e a empresa diz que é "a primeira e mais cara aquisição de um imóvel de luxo em Portugal desde a revolução blockchain".

Estas são as duas primeiras propriedades do projeto a serem vendidas e Priyesh Patel, CEO da Prometheus, explicou ao SAPO TEK que a empresa aceita pagamento em moeda convencional, ou em outras criptomoedas. "Posicionámo-nos para ser atraentes para todos os mercados e a revolução atual é a criptomoeda", justifica, garantindo que o objetivo não é fazer especulação em criptomoedas.

O comprador, não identificado, é um investidor que terá comprado Cardano muito cedo, quando o valor estava a 6 cêntimos, e que entretanto viu o valor subir para 3 dólares. "O seu investimento cresceu exponencialmente, uma vez que foi pioneiro ao ver a utilidade do Cardano antes de se tornar popular. Ele ainda acredita que atingirá $5 no próximo ano e, nesse caso, irá investir ainda mais em Portugal", explica Priyesh Patel.

Apesar de estar a dar este passo inovador de aceitar criptomoeda para pagamento a imobiliária garante que faz tudo segundo as regras. "Somos um promotor responsável com uma pequena apetência pelo risco", adiantou o CEO da imobiliária que tem mais moradias em fase de finalização na Madeira, admitindo que poderá haver outras propriedades transacionadas em criptomoedas. "Preparámo-nos antecipadamente e estabelecemos procedimentos operacionais de trabalho para assegurar que poderíamos proporcionar condições aos investidores para utilizarem os seus ativos, cumprindo ao mesmo tempo a legislação local para atingirem os seus objetivos", sublinha o investidor.

Os projetos Aurora e Interestelar, na Calheta, e o projeto Saudade, na Ponta do Sol, têm um valor total superior a 15 milhões de euros, com entrega prevista para 2022. A Prometheus International  tem ainda mais outros projetos na região da Calheta, o Valhalla, que está em fase de desenvolvimento, e o Royal Blockhouse que recorre ao blockchain e que está definido para implantação em Portugal.

Clique nas imagens para ver mais detalhes do empreendimento

Análise cautelosa mas inovadora

Para suportar a venda em criptomoeda, a empresa desenvolveu novos protocolos que permitem a integração desta nova área de mercado nos seus requisitos internos KYC (“Know Your Costumer”) para concluir a transação em euros antes do registo, tornando-a assim compatível com as leis europeias.

E se a sua próxima casa fosse gerida em blockchain e ficasse disponível como um NFT?
E se a sua próxima casa fosse gerida em blockchain e ficasse disponível como um NFT?
Ver artigo

"Construímos software proprietário onde a I.A. [Inteligência Artificial] avalia quando é o melhor momento para concretizar os pagamentos criptográficos em FIAT tradicional. Não temos nem especulamos em mercados criptográficos. Permitimos simplesmente que os clientes paguem em criptomoeda, mas é nosso dever assegurar que os fundos estejam nas contas da empresa em moedas tradicionais, tais como o Euro, tendo em consideração os requisitos contabilísticos, impostos devidos após acordo e assim por diante", confirmou Priyesh Patel ao SAPO TEK.

A empresa está ainda a desenvolver um projeto de luxo que tem o nome de The Royal Blockhouse e que vai ter 20 unidades em Portugal e Espanha. Este é inovador por estar suportado em blockchain e disponibilizar a posse como um NFT (Token Não-Fungível), permitindo que os futuros proprietários revendam as propriedades com apenas um clique.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.