A Vivo comunicou ter adquirido participações em duas operadora concorrentes, a Telemig e da Amazónia Celular, o que garante à empresa cobertura própria no Estado de Minas Gerais e reforço da rede na região norte do Brasil, para além da aquisição de 4,8 milhões de clientes. A operação foi realizada através da Vivo Participações e está avaliada em 1,2 mil milhões de reais, o que corresponde a cerca de 465 milhões de euros.

A operadora detida em partes iguais pela Portugal Telecom e a Telefónica passa assim a deter perto dos 35 milhões de clientes, o que lhe garante uma quota de 33 por cento no mercado brasileiro de telemóveis.

A conclusão da transacção está subordinada à aprovação pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o regulador brasileiro do sector, assim como das assembleias de accionistas da Vivo e da Telpart, a quem a empresa adquiriu 22,72 por cento da Teleming e 19,34 por cento da Amazónia Celular.

Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários brasileira a Vivo adianta que realizará uma oferta de aquisição das acções ordinárias de accionistas minoritários por um preço 80 por cento do preço pago aos controladores. A empresa quer realizar uma oferta para aquisição de até um terço de cada classe de acções preferenciais.

Somando todas as ofertas serão adquiridas participações de 58,2% na Telemig Celular e de 54,6% na Amazónia Celular, por um total de 2,9 mil milhões de reais (1,13 mil milhões de euros).

Notícias Relacionadas:
2007-05-02 - Telefónica reafirma interesse em manter posição na brasileira Vivo