A Vodafone anunciou a venda da sua posição na Swisscom Mobile à Swisscom. Em comunicado a operadora britânica explica que não é o proprietário mais adequado para a posição de 25 por cento que até agora detinha na empresa móvel e considera que a Swisscom terá melhores condições para fazer a gestão dessa posição numa perspectiva de médio longo prazo. De sublinhar que a Swisscom já controlava o resto do capital da operação móvel.



No mesmo comunicado, a Vodafone acrescenta que é positivo para o grupo realizar uma operação deste tipo nesta altura, a bom preço. A venda vai permitir o encaixe de 2,7 mil milhões de euros e deverá estar concluída antes do final do mês.



A Vodafone adquiriu a posição na Swisscom Mobile em Janeiro de 2001 e obtém agora um ganho de 9,1 vezes com a venda anunciada.



As empresas mantêm uma cooperação estratégica que se irá prolongar num horizonte temporal de cinco anos e que permitirá servir os clientes empresariais internacionais.



A saída do mercado suíço segue-se à venda de participações na Suécia e no Japão, mercados onde a operadora não chegou a ganhar uma quota de mercado forte e que agora perderam importância estratégica no âmbito de uma nova política de expansão fora da Europa onde cabem mercados como a Turquia, Índia e África do Sul.



Notícias Relacionadas:

2006-12-18 - Vodafone introduz preço único para comunicações de dados no estrangeiro com Pack Roaming 24H