A Vodafone Portugal anunciou hoje a conclusão do acordo de compra da totalidade do capital social da Oniway. O negócio foi efectuado pela Oni Multimédia e concretizou-se no dia 18 de Fevereiro, revela um comunicado da empresa, explicando que o negócio formaliza o acordo inicial assinado pelas duas empresas em Dezembro de 2002, referente à venda de activos e acções representativas do capital social da OniWay.



Nos termos deste acordo assinado em finais de 2002, a Vodafone garantiu a "possibilidade de aquisição da totalidade do capital social" da Oni Way "livre de quaisquer passivos, responsabilidades e encargos", juntamente com a aquisição de parte dos activos da empresa num acordo assinado entre os ainda quatro operadores móveis.



Na altura a EDP, principal accionista da Oni Way, e os três operadores acordaram a dissolução da empresa e venda dos seus activos numa operação que permitiu um encaixe de 161 milhões de euros, com a Vodafone a garantir ainda o direito de compra da totalidade do capital social da Oni Way.



Recorde-se que o acordo estabelecido entre os três operadores móveis e o principal accionista da Oni Way, a EDP esteve em risco de não se concretizar por não contar com o aval de dois dos accionistas da empresa (a Iberdrola e a Telenor, detentoras de 28 por cento da capital da Oni Way acabando posteriormente por ser ultrapassada esta questão.



A Oni Way era detentora de uma licença UMTS que nunca chegou a utilizar, a não ser de forma experimental, devido ao atraso sucessivo na introdução da tecnologia e à impossibilidade de antecipar a entrada no mercado através de uma tecnologia para a qual não estava apta (GPRS) por questões regulatórias e concorrenciais.



Notícias Relacionadas:

2002-07-05 - OniWay apresenta queixa contra a Vodafone na Comissão Europeia


2002-04-15 - Anacom ameaça retirar licença UMTS à OniWay, operadora móvel da EDP