A Vodafone Portugal angariou nos três últimos meses de 2008 134 mil novos clientes, tendo terminado o ano com 5,584 milhões de subscritores dos seus serviços móveis. Os números fazem parte do relatório de contas do terceiro trimestre fiscal da operadora, relativo aos meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2008.

No grupo Vodafone, as vendas aumentaram 14 por cento, para os 10,47 mil milhões de libras (11,6 mil milhões de euros, face aos 9,16 mil milhões de libras registados um ano antes, refere a empresa num comunicado.

Excluindo as flutuações cambiais, as receitas caíram um por cento, arrastadas pelos resultados registados na Europa.

No Velho Continente, as vendas da Vodafone caíram 2,8 por cento, subindo, por sua vez 3,5 por cento na África e na Europa de Leste e 9,2 por cento na Ásia e no Médio Oriente.

As receitas de serviços nos outros países da Europa, grupo onde se incluem Portugal, Irlanda e Holanda, desceram 0,9 por cento. Portugal sofreu o impacto da deterioração do ambiente de mercado durante o trimestre - tal como a Irlanda - e foi também altamente pressionado por um corte nas taxas de terminação em Agosto de 2008, refere-se no comunicado.

Além dos resultados trimestrais, a Vodafone apresentou igualmente novas estimativas para o acumulado do ano, prevendo que o lucro operacional se fixe entre 11,5 mil milhões de libras (12,7 mil milhões de euros) e 12 mil milhões de libras (13,3 mil milhões de euros). Já as vendas deverão situar-se entre 40,6 mil milhões de libras a 41,5 mil milhões de libras (44,9 mil milhões de euros a 45,9 mil milhões de euros).