Ao longo dos últimos nove dias o TeK pediu aos leitores para votarem numa short list dos acontecimentos mais relevantes de 2008. Os 10 acontecimentos eleitos para integrar a lista foram os mais referidos pelos leitores que aceitaram o nosso desafio e ao longo das últimas semanas do ano que passou partilharam com a comunidade tek.sapo a sua visão sobre o que mais marcou um 2008 recheado de lançamentos de novos produtos e serviços - quer a nível nacional, quer a nível internacional - mas também marcado pela crise nos mercados financeiros e pelo início de um efeito dominó que se prolonga para 2009.

Mais de um milhar de leitores (1067) colaboraram connosco nesta eleição, tornando-a a mais renhida de sempre na curta história de votações do Tek e elegeram como acontecimentos do ano três das hipóteses apresentadas: Crise Atinge Tecnológicas com Despedimentos; MEO e Magalhães. Empatadas com 15 por cento dos votos.

Num ano de muitas más notícias para o sector, com reduções de pessoas e reestruturações, como lembrava uma das hipóteses escolhidas, 2008 também foi ano de lançamento da plataforma de IPTV da Portugal Telecom sob a marca Meo, complementada com satélite e serviços de Mobile Tv e do Magalhães. O PC que resulta de uma parceria entre Intel e a JP Sá Couto com um forte envolvimento do Governo. Um projecto que tem feito correr muita tinta e que promete continuar a animar quem escreve e quem lê as notícias da actualidade, com um novo modelo já anunciado para o final do ano.

O e-escolas e o Blu-ray também mereceram destaque na eleição e ambas captaram 11 por cento dos votos, um pouco mais que o lançamento do Android, o sistema operativo da Google.

Da lista dos 10 acontecimentos mais referidos no nosso espaço de comentários, o lançamento do Vista foi aquele que na perspectiva dos leitores teve menos relevância, captando apenas 3 por cento dos votos.

Nota da Redacção: A análise das Votações do TeK não tem como objectivo fazer uma avaliação estatística rigorosa e extrapolável para a realidade nacional de cada tema, representando apenas a opinião dos leitores que voluntariamente responderam ao inquérito.