Foram abertos dois novos avisos para as medidas “Vouchers para Startups – Novos produtos verdes e digitais” e “Vales para Incubadoras e Aceleradoras”, com uma dotação global de 75 milhões de euros e coordenação do IAPMEI.

O presente aviso dos “Vouchers para Startups” conta com uma dotação de 65 milhões de euros, para apoiar startups com projetos que possam contribuir para a transição climática, através dos seus modelos de negócio, produtos ou serviços digitais. Estas empresas devem aplicar a esses fins inteligência artificial, dados abertos, economia circular, “entre outros”, para permitir o aumento da eficiência energética, a geração por fontes alternativas ou a redução da poluição.

É também condição de elegibilidade para estes vouchers, a ligação dos projetos a sectores com maior intensidade de tecnologia e conhecimento, ou a valorização de resultados de I&D na produção de novos bens e serviços, “potenciando o sucesso no mercado, em atividades inovadoras e de valor acrescentado”, explica a nota de divulgação das medidas.

Este é já o segundo aviso da medida “Vouchers para Startups”, que integra a componente 16 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A primeira recebeu 745 candidaturas, que tiveram acesso a um incentivo de 22 milhões de euros.

10 milhões de euros para Vales para incubadoras e aceleradoras

O aviso dos "Vales para Incubadoras e Aceleradoras" conta com uma dotação de 10 milhões de euros, para apoiar projetos novos e existentes que promovam serviços de incubação e/ou aceleração nas áreas do empreendedorismo e inovação.

Estes apoios estão pensados para o desenvolvimento de programas de ignição e de aceleração, realizados em parceria com instituições de ensino superior, incubadoras, empresas e grupos de investidores nacionais e internacionais. Visam também projetos de capacitação dos beneficiários, “nomeadamente na sua dimensão tecnológica e alargamento da rede de contactos com mentores, empresas, investidores, instituições de ensino superior e centros de investigação ou inovação tecnológica”. Destinam-se igualmente à contratação de novos recursos humanos qualificados de forma permanente, explica-se.

A dotação global inicial das duas medidas é de 90 milhões de euros para os “Vouchers para Startups” e de 20 milhões de euros para os “Vales para Incubadoras e Aceleradoras”.