Tendo como base dados da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), a secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, referiu, em declarações à Agência Lusa, que “do ponto de vista de impacto direto, é estimado que, durante a semana da Web Summit, tenham sido gerados cerca de 300 milhões de euros, só nos serviços diretamente relacionados – hotelaria, transportes, entre outros”.

Ainda de acordo com a governante, “o impacto real só poderá ser quantificado a médio prazo, porque este é um grande evento e tem repercussões duradouras, o que é excelente e, portanto, os 300 milhões de euros são uma subavaliação muito grande”.

Promover a imagem de “um Portugal moderno” numa altura em que o país “está no mapa do empreendedorismo, da inovação e atração de investimento tecnológico” e “promover a ligação entre startups e grandes grupos e investidores” foram alguns dos objetivos do Governo, nesta segunda edição do evento em Portugal na qual participaram 59.115 pessoas de 170 países.

“As empresas com maior dimensão representam mercados imediatos aos quais as startups podem vender os seus produtos e serviços”, enquanto estas companhias com potencial de crescimento rápido “não têm problemas de alguma rigidez que têm os grandes grupos e podem decidir mais rapidamente e são também mais facilmente disruptivas”, disse a responsável.

Nascida na Irlanda, em 2010, a  cimeira tecnológica, de inovação e de empreendedorismo mudou-se em 2016 para Lisboa por três anos, com possibilidade de mais dois de permanência na capital portuguesa. Quanto a uma maior permanência do evento em Lisboa, Ana Teresa Lehmann referiu que “as condições que Lisboa tem são ótimas”, mas lembrou que “a decisão não é nossa”.

No entanto, revelou que, para a edição de 2018, estão previstas um conjunto de iniciativas para que não seja só o grande evento em novembro, mas para que possamos ter ainda mais iniciativas durante o ano, de menor dimensão, mas também de grande relevância […] de divulgação da presença portuguesa”.

A edição de 2017 da Web Summit aconteceu entre 06 de novembro e 09 de novembro na zona do Parque das Nações.