O consumo de dados móveis nos Estados Unidos através de Wi-Fi vai ultrapassar o valor registado nas redes de segunda geração e meia e terceira geração móvel - onde se inclui as tecnologias EDGE, 1x, EV-DO e UMTS - em 2007, defende a Pyramid num estudo recente.



Para a consultora, a tendência não será necessariamente prejudicial ao 3G, já que o consumidor poderá usar tanto uma como outra tecnologia. Contudo, as operadoras não deverão ignorar o Wi-Fi em detrimento da sua tecnologia celular de dados. "Os operadores móveis que conseguirem criar uma oferta conjunta para as duas tecnologias, a um bom preço, serão aqueles com maior probabilidade de sucesso", garante a Pyramid.



O estudo aponta a T-Mobile como um exemplo a seguir. Embora criticada pela sua opção de apostar no Wi-Fi logo desde muito cedo, ao juntar a tecnologia ao seu serviço celular, a operadora criou um serviço valioso, particularmente atractivo para os utilizadores empresariais. A T-Mobile reporta que mais de 30 por cento dos seus utilizadores de hotspot são igualmente subscritores da sua rede móvel.



Embora afirme que não poderia assegurar que o Wi-Fi por si só resultasse na adesão de subscritores à rede celular, a Pyramid defende que a correlação entre os dois serviços é importante.



No futuro, o Wi-Fi será, para milhões de pessoas, a sua primeira experiência com a tecnologia de banda larga móvel, acrescenta a consultora. "As operadoras irão aprender como transformar estes utilizadores Wi-Fi em clientes celulares através de um bundling e preços criativos", refere.



A Pyramid acrescenta ainda que a partir de 2005, os Estados Unidos irão ultrapassar a Coreia em termos de utilização de Wi-Fi. "Apesar da liderança inicial, a taxa de utilização do Wi-Fi na Coreia tem abrandado, enquanto nos Estados Unidos continua a crescer rapidamente".



Notícias Relacionadas:

2004-04-14 - O2 Germany desenvolve serviço de banda larga doméstico baseado em 3G

2004-04-07 - Tecnologias Wi-Fi e 3G vistas como complementares na oferta de serviços WLAN

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.